sexta-feira, 7 de maio de 2010

LITERATURA: Confissão de Lucio (Mario de Sá-Carneiro)

Raquel Aparecida de Araujo

Aqui estão alguns pontos analisados da obra “confissão de Lucio” de Mario de Sá-Carneiro.
O livro retrata um pouco do surrealismo, psicanálise e expressionismo. O poeta da criação na realidade, ele dá pista, trabalha a fantasia, coloca o assunto de forma sutil, é metafórico, representativo, a imagem é fingimento.
Os personagens principais são: Lucio, Ricardo, Marta e Gervásio.
Surrealismo: Marta aparece e desaparece.
Psicanálise: piedade de Lucio Vaz. Lucio é homem e mulher ao mesmo tempo. A busca do outro no interior do “eu”. Projeção de uma pessoa, um ser. A personagem Marta não existe, Lucio e Ricardo são amantes. Ricardo tem outros envolvimentos e Lucio não suporta.
Expressionista: Lucio coloca a dor para fora. Ricardo fala como Lucio gostaria que ele agisse, mas ele não expressa.
Outro ponto importante é:
Ambiente: meio intelectual e artístico de Paris, no inicio do século XX, é um passo mais social que psicológico, a impossibilidade de relacionamento amoroso do mesmo sexo, o universo fantástico e lógico que é chamado surrealismo ou realismo fantástico.
Assunto: Retrata a amizade de Lucio e Ricardo de Loureiro. Lucio faz retrospectiva de sua vida e esta relacionada à diluição do ser. Perda da identidade original e a busca de uma nova identidade, outro lado é, o lado feminino e o “eu” é masculino que tem dificuldade de se assumir porque quer ser mulher.
A estória conta que Lucio vai preso por dez anos, ele quer prova da sua inocência. Ele apaixona por Ricardo, e não aceita que o matou.
O romance é narrado em primeira pessoa e quem conta a história é Lucio. A prisão para ele não foi significativa, ele sofreu no seu interior. Mostra como é mergulhar no interior do “eu” feminino que não consegue lidar.
No inicio do livro o ambiente que é uma festa é muito sensual, Lucio conhece a casa da Americana descrevendo como sedutora, com muita luz, cheio de brilho e fora do real. As pessoas da festa poderiam ser homens, festa gay, ele envolvia com espírito, transcendia a transparência da alma, envolvimento de homossexual.
Pontos importantes:
• Um dos problemas do assassinato foi o Sergio, que era um homem belo, e que rolava o ciúme entre eles.
• Ele cria frases, falas para Ricardo, talvez seja criação do próprio narrador, é tudo da mente. (Cap. 4)
• Marta é só imaginação.
Enfim, essa obra que mostra vários temas com suicídio, a modernidade, a ânsia de grandes cidades, a loucura, é uma mistura da falsidade poética, exagero da criação de movimentos artísticos.

Nenhum comentário: