“A interdisciplinaridade os temas transversais e os desafios da educação”
Raquel Aparecida de Araujo
A palestra ocorrida no Instituto Cuiabano de Educação (ICE) no dia 07/10/2006 teve como tema principal “A interdisciplinaridade os temas transversais e os desafios da educação”.
A palestra teve início com a profª Msc Else Dias de Araújo Cavalcante comentando sobre “Cidades e políticas públicas: Rupturas e Permanências”. Ela comentou que a legislação urbana era voltada com a prioridade de cuidar do saneamento e da modernização dos portos. A política era voltada para essa modernização. Foi comentado também que através do código de posturas, que a partir do séc. XX foi substituída por códigos de obras e por leis de Zoneamento Urbano.
A profª Msc. Luci Martins Gonçalves Murrer comentou sobre “As habilidades e as competências para o Ensino”. Ela comentou que a competência relaciona-se diretamente com a idéia da pessoa, e que também é a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situação. E a habilidade é o que nós adquirimos e aperfeiçoamos ao longo de nossa vida como a leitura e a escrita. Foi citado também que um professor tem que ter capacidades lúdicas, estéticas e afetivas, tem que estar em processo de ampliação e aperfeiçoamento do universo de conhecimentos.
A profª MSc Ângela Maria dos Santos comentou sobre as “Questões Raciais, Cultura e educação”. Ela falou que as questões das diferenças de gênero, cultura, etnia/cor e de várias especialidades borbulham no mundo. E, com a visibilidade global de singularidades, de outras formas de ser e estar no mundo, que se agenciam, buscando comunicação, vem também a necessidade de pensar e discutir diante dessa nova era social. Foi comentado também que o Universo Escolar é marcado eminentemente pela presença de pessoas. Estas se apresentam com suas singularidades: diferentes tamanhos, etnias, visões de mundo, modos de ser, sentir, agir, sonhar... A escola é um espaço da diferença, da diversidade, e também de encontros, embates, conflitos, possibilidades, ou seja, é um espaço do múltiplo.
O profº MSc. Glauce Viane de Souza explicou sobre “Ciências Naturais no Contexto dos Temas Transversais: Possibilidades de Aprendizagem”. Ele falou que as ciências naturais são ciencias que tem como objetivo o estudo da natureza. As ciências naturais estudam os aspectos físicos e não humanos do mundo. O estudo dessa ciência como tema transversal abre a perspectiva para se desenvolver atividades de forma multidisciplinar, com olhar multireferencial sobre a realidade, possibilitando, inclusive, maior articulação entre os setores de educação, saúde e representatividades civis e governamentais existentes no município, de modo a fortalecer parcerias. Dependendo da proposta do professor, as atividades podem estimular o aluno a conhecer e até participar de algumas ações de saúde em seu município, como o acompanhamento de programas ou serviços.
O profº MSc. Euguidson Jorge Camargo comentou sobre o tema “Interdisciplinaridade e o Ensino da Matemática”. Ele falou que um trabalho contextualizado na parte do saber dos alunos no ensino da matemática é para que este desenvolva as competências que venham a ampliar o saber inicial. Um saber que situe os alunos num campo mais amplo de conhecimentos, de modo que possam efetivamente se integrar na sociedade, atuando, interagindo e interferindo sobre ela.
O profº MSc. Gino Francisco Buzato comentou sobre as “Noções Básicas de Cartografia para Leitura de Mapas e Interdisciplinaridades”. Ele falou que a leitura de mapas, pode-se dizer que é a tradução dos signos em palavras, com o auxílio da legenda ou não. Já a interpretação de cartas, possibilita uma leitura mais completa. Por exemplo, a visão de curvas de nível muito próximas, leva a entender que esta área tem uma declividade muito acentuada, o que dificulta o acesso por terra até este ponto. A interpretação dependerá do referencial cartográfico e da habilidade de cada pessoa, que estão expressos na legenda.
Enfim, foi muito importante saber e conhecer os princípios que estruturam as áreas de conhecimento que se destaca como eixo articulador, a interdisplinaridade. Para observância da interdisciplinaridade é preciso entender que as disciplinas escolares resultam de recortes e seleções arbitrários, historicamente constituídos, expressões de interesses e relações de poder que ressaltam, ocultam ou negam saberes.
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