sábado, 13 de março de 2010

CONFRATERNIZAÇÃO DA ESCOLA "UBALDO MONTEIRO"

Confraternização dos professores na chacara Maria Tereza em Cuiabá.








FORMAÇÃO TECNOLOGICAS NA EDUCAÇÃO

A Tecnologia na Educação envolve novas formas de ensinar e de aprender, pois há um paradigma na sociedade, sendo que o conhecimento caracteriza um mundo da diversidade e integração.
A possibilidade de ampliação que a tecnologia traz para a construção de conhecimento baseia-se no significado do aprendizado, na interdisciplinariedade e na competência que o profissional da educação tem que adquirir para mostrar significados para o aprendiz.

Um curso "Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com os Tics" em que participei recentemente mostrou algumas possibilidades de aprendizagem da tecnologia na escola, os participantes foram os professores da rede estadual de Cuiabá-MT, os colaboradores do e-proinfo e também algumas das cidades de Mato Grosso. Esse curso mostrou para todos nós que trabalhamos com a educação que não dispomos somente da internet, mas também outras mídias como CDROM, DVD, televisão, etc.

O objetivo foi oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam:

- compreender os recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;

- planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;

- utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.