sexta-feira, 16 de outubro de 2009
"E.M.JULIO DOMINGOS DE CAMPOS"
EJA - UMA FORMAÇÃO FUTURA
Os educadores para fazerem parte do corpo docente do EJA devem ter uma formação inicial, além de contribuírem de forma relevante para o crescimento intelectual do indivíduo, realizando o exercício de cidadania.
O objetivo do EJA é levar para a sala de aula parte do conhecimento de vida de cada aluno. Trabalhar com o dia a dia do estudante não é somente passar os conhecimentos teóricos, mas passar perspectivas de futuro, de crescimento profissional, de realização dos seus sonhos.
EXEMPLO DE VIDA ESTUDANTIL - FORMANDA 2008
FORMATURA DOS ALUNOS EJA - 2008
CORPO DOCENTE DE VARZEA GRANDE - 2008
CENTRO DE EVENTO PANTANAL "E.E.Ubaldo Monteiro"
LITERATURA MATO-GROSSENSE
Os mestres, em salas de aulas necessitam de buscar uma metodologia que possa despertar em seus alunos o interesse pela aprendizagem, dessa forma ao trabalhar a literatura como outras disciplinas são interessantes que haja um elo entre alunos professores e conteúdos ministrados.
A literatura Mato-grossense nos da à oportunidade de conhecermos grandes nomes que fizeram e que fazem parte da nossa história. Trabalhar a literatura de mato grosso, seus aspectos, tempo, e espaço, é muito gratificante, pois fala de um passado que se não trabalharmos em sala de aula jamais será conhecido pela nossa sociedade, nesse sentido é relevante que se interagem a lingüística, pois ela possibilita o individuo á compreensão da leitura, o modo de escrever, ouvir e porque não dizer facilidade para o entendimento voltado a textos ou artigos.
COMPUTADOR - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE
Hoje, a demanda de computadores nas escolas ainda é baixo e para manter os laboratórios de informática necessitam de custo financeiro que as escolas esperam e contam com essa ajuda para que tanto o aluno quanto o professor possam operar sem preocupação.
No entanto, o computador enriquece ambientes na aprendizagem onde o aluno interage e constroe seu conhecimento.
Cursos sao oferecidos para capacitar professores na rede estadual de Cuiabá-MT.
sábado, 3 de outubro de 2009
REFORMA ORTOGRÁFICA
As novas regras ortográficas já estão valendo desde o dia 1º de janeiro de 2009, e de acordo com o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, haverá um período de transição até 2012 em que serão válidas as duas formas de escrever: a antiga e a nova.
Acentuação dos ditongos das palavras paroxítonas
Some o acento dos ditongos (quando há duas vogais na mesma sílaba) abertos éi e ói das palavras paroxítonas (as que têm a penúltima sílaba mais forte):
idéia - ideia
bóia - boia
asteróide - asteroide
Coréia - Coreia
platéia - plateia
assembléia - assembleia
heróico - heroico
estréia - estreia
paranóia - paranoia
Européia - Europeia
apóio - apoio
jibóia - jiboia
jóia - joia
ATENÇÃO! As palavras oxítonas como herói, papéis, troféu mantêm o acento.
- Acento circunflexo em letras dobradas desaparece o acento circunflexo das palavras terminadas em êem e ôo (ou ôos): crêem - creem, lêem - leem, dêem - deem, vêem - veem, prevêem - preveem, enjôo - enjoo, vôos - voos
- Acento agudo de algumas palavras paroxítonas - Some o acento no i e no u fortes depois de ditongos (junção de duas vogais), em palavras paroxítonas: baiúca - baiuca, bocaiúva - bocaiuva, feiúra - feiura
ATENÇÃO! Se o i e o u estiverem na última sílaba, o acento continua como em: tuiuiú ou Piauí
Acento diferencial - Some o acento diferencial (aquele utilizado para distinguir timbres vocálicos): pêlo - pelo, pára - para, pólo - polo, pêra - pera, côa - coa
ATENÇÃO! Não some o acento diferencial em pôr (verbo) / por (preposição) e pôde (pretérito) / pode (presente). Fôrma, para diferenciar de forma, pode receber acento circunflexo. Acento diferencial - Some o acento diferencial (aquele utilizado para distinguir timbres vocálicos): pêlo - pelo, pára - para, pólo - polo, pêra - pera, côa - coa
ATENÇÃO! Não some o acento diferencial em pôr (verbo) / por (preposição) e pôde (pretérito) / pode (presente). Fôrma, para diferenciar de forma, pode receber acento circunflexo.
Acento agudo no u forte Desaparece o acento agudo no u forte nos grupos gue, gui, que, qui, de verbos como averiguar, apaziguar, arguir, redarguir, enxaguar: averigúe - averigue, apazigúe - apazigue, ele argúi - ele argui, enxagúe você - enxague você
ATENÇÃO! As demais regras de acentuação permanecem as mesmas. Alfabeto Inclusão de três letras passa a ter 26 letras, ao incorporar as letras “k“, “w” e “y“.
- Grafia de Portugal - Alterações limitadas a Portugal desaparecem o c e o p de palavras em que essas letras não são pronunciadas: acção - ação, acto - ato, adopção - adoção, óptimo - ótimo
- Eliminação do hífen em alguns casos. O hífen não será mais utilizado nos seguintes casos:
1. Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente: extra-escolar - extraescolar, aero-espacial - aeroespacial, auto-estrada - autoestrada.
2. Quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes serem duplicadas: anti-religioso - antirreligioso, anti-semita - antissemita, contra-regra - contrarregra, infra-som - infrassom
ATENÇÃO! O hífen será mantido quando o prefixo terminar em r-Exemplos: hiper-requintado, inter-resistente, super-revista. Extinção do trema desaparece em todas as palavras: freqüente - frequente, lingüiça - linguiça, seqüestro - sequestro.
ATENÇÃO! O trema permanece em nomes como Müller ou Citröen.
Fonte: http://www.reformaortografica.com/
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
PROJETO PEDAGÓGICO - LÍNGUA ESTRANGEIRA
Professora: Raquel Aparecida de Araújo
Turma: Ensino Médio
Disciplina: Língua Estrangeira
Tema:
APRENDENDO COM MUSICA EM LINGUA ESTRANGEIRA
Apresentação
Neste trabalho visa mostrar aos alunos uma maneira diferente e interessante de aprender musica em Língua Estrangeira. Os alunos apresentarão uma letra de musica envolvendo vocabulário, pronúncia e interpretação pela Língua, despertando o interesse no seu aprendizado.
Justificativa
A musica a serem trabalhados dará oportunidade aos alunos ouvir e falar desenvolvendo seu interesse, participação e a importância na sua aprendizagem.
Objetivos
Trabalhar a Língua Estrangeira como meio para compreender e transformar o mundo a sua volta e perceber que a musica é uma forma de interesse e curiosidade para facilitar o seu ensino.
Metodologia
O professor dividirá a sala em grupo de três alunos, cada grupo escolherá uma musica em língua estrangeira e fará uma forma diferente de apresentar aos outros alunos. O grupo tirará fotocópias para os outros alunos para que possa aprender e entender melhor a apresentação. Por exemplo, os alunos podem escolher por opção deixar alguns espaços da letra para que os outros alunos ao ouvirem preencher esses espaços que estão em branco.
A musica ajuda o aluno a despertar o interesse e o prazer em aprender a conhecer as palavras em Língua Estrangeira.
Recursos: fotocópias, tv, dvd, micro system.
Avaliação
Observar atentamente a pronuncia dos alunos, o interesse, a participação e a compreensão de cada um.
ATIVIDADE
Aqui vai uma atividade que pode ajudar na apresentação dos alunos em sala de aula.
Foi escolhido a musica "don't go away” do grupo musical Oasis.
OASIS (Don`t Go Away)
Composição: Noel Gallagher
Cold and frosty morning
there's not a lot to say
With all the things ________in my mind
and as the ______ is dawning my plane flew away
about the things caught in my mind
And I wanna be ______ when you`re coming down
And I wanna be there when you hit the ground
Refrain:
so don`t go way
say what you _______
say that you`ll stay
forever and a ______ in the time of my life
cause I need more time
yes, I need more time just to ________ things right
Damn my situation and the games I have to play
with all the _______ caught in my mind
Damn my education I can`t _______the words to say
about the things caught in my mind
And I wanna be ______ when you`re coming down
And I wanna be there when you hit the ground
Refrain
me and you what`s going on?
all we seem to _________ is how to show
The feelings that are wrong
refrain (2)